16/03/2012

É tudo tão simples...

Lendo o mais recente livro da Danuza Leão "É tudo tão simples" (Agir/Ed. Nova Fronteira), me deparei logo no primeiro capítulo com o tema simplificando, onde ela conta como resolveu simplificar sua vida e eliminar tudo que não precisava mais. Ela foi corajosa, mas pôs em prática a velha regra do descarte, do desapegar do que não se usa mais.


Seguem trechos que achei interessantes e divertidíssimos:

"Andei pensando nessa história de simplificar, e vejo que passei a primeira metade da minha vida querendo ter as coisas - todas as coisas - e estou passando a segunda metade querendo me desfazer das coisas, e ficar apenas com o essencial. Bem curiosa, a vida."

"Há quem compre muito - já foi meu caso - e os armários vão se enchendo, se enchendo, se enchendo. Mas esvaziar um armário é das coisas mais difíceis que existem, eu que o diga."

"Não perca seu tempo comprando (ou guardando) aquele vestido porque um dia vai emagrecer. Sabe quando isso vai acontecer? Provavelmente nunca, e a cada vez que olhar para aquela roupa de quando era um palito vai cair em profunda depressão...com o tempo o corpo muda. Se você olhar uma radiografia de alguém aos vinte anos, e depois outra, da mesma pessoa, aos sessenta, mesmo que ela tenha o mesmo peso, vai haver diferença."

Ainda tenho muita coisa para eliminar, mas estou esperando a hora certa. Para que eu quero 12 copos de vinho branco, mais 12 de tinto, mais 12 de coquetel que comprei em Veneza iguais ao do Harry's Bar, mais oito flûtes (copos para champanhe) que nunca usei e jamais usarei, seis pares de botas diferentes, 16 suéteres, e nem sei quantas camisetas? Para quê, quer me dizer?"


A partir daí ela vai contando como simplificou a sua vida e como nós podemos simplificar a nossa em muitos outros assuntos. Vale a leitura! Para uns, ela pode se posicionar radical demais, para outros tudo pode ser levado da forma como ela descreve.
Mas de uma coisa eu garanto, em alguma parte você vai se identificar e rir de si mesmo!

Boa leitura!

Beijos,

P.

3 comentários:

  1. Adorei esse pedacinho da entrevista e me identifiquei que é fácil acumular mas mais difícil ainda de se desfazer.
    Sempre compramos demais e nos desfazemos de menos, essa é a verdade.E nem sempre temos a oportunidade de usarmos tudo que temos.
    Beijos pra vc.
    Vânia.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já está na lista da minha próxima compra, tenho lido diversos elogios a ele.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe seu recado!