24/08/2011

Mantendo as roupas longe do mofo!

E ontem à noite teve gravação com a TV Gazeta sobre como manter os armários sem mofo e qual a melhor maneira de secar as roupas nos dias de chuva. Aqui em Maceió tem chovido bastante, e aí já viu né, a roupa demora pra secar e o guarda-roupa começa a ficar com aquele cheirinho ruim.

O pessoal da Gazeta: Júnior, Juarez e Germano. Pessoal muito bom!
Então fiz uma relação de coisinhas que podemos fazer para deixar nossos armários e nossas roupas livres de umidade e com cheiro bom:


- Em primeiro lugar, retirar tudo do armário e limpar com um pano úmido numa solução de 1/1 de vinagre de álcool e água. Fazer essa limpeza de três em três meses na época de maior umidade nos armários mais afetados.
- Deixar as portas dos armários e das janelas da casa abertas por pelo menos uma parte do dia mesmo em dias nublados para ventilar.
- No caso dos guarda-roupas, deixar espaço entre as roupas penduradas e também a prateleira abaixo delas vazia para facilitar a circulação de ar.
- Depois de usar uma roupa por pouco tempo, deixe-a tomar ar por algumas horas em local ventilado e só depois guarde-a.
- Para evitar a umidade nos armários, colocar cal virgem ou bicarbonato de sódio em um potinho de vidro sem tampa. Para as gavetas é melhor fazer sachês dos mesmos produtos com algodão. Outra opção para quem tem armário pequeno (pois esta opção é mais cara) são os produtos desumidificadores encontrados em recipientes de plástico com cristais que absorvem umidade. Assim que eles estiverem com líquido na medida marcada na embalagem é hora de fazer a troca do produto.
- Para manter as gavetas perfumadas e ainda repelir as traças existem várias opções no mercado: sachês, forros perfumados, bolinhas de cedro. Colocar o frasco vazio do perfume favorito também é uma opção mas só para perfumar!
- Lavar antes de guardar (mesmo que pareçam limpas) as roupas que usou em uma viagem como casacos e jaquetas,  pois as manchas podem estar ocultas e não aparecerão agora, só após alguns meses quando estiverem ressecadas, e a gordura da pele também atrai traças e causa um odor ruim quando não removida. O mesmo se deve fazer com lençóis e edredons usados em ocasiões especiais, o melhor é utilizar capas e sacos com zíper feitos de tecido como o TNT, apenas com um visor em plástico transparente, para que o tecido da peça "respire".
- Retirar as roupas ou lençóis dos sacos plásticos da lavanderia. Os solventes usados na lavagem a seco precisam de ar para se dissipar, e os sacos plásticos retêm umidade, que pode prejudicar os tecidos.


Agora, para secar as roupas adequadamente, o mais importante é ter bom senso! Em primeiro lugar, conscientizar todos os moradores da casa para a economia de roupas. Isso mesmo! Repetir a mesma jaqueta sem lavá-la; usar, arejar e guardar a calça jeans que ainda está limpa são algumas medidas que evitam também o desperdício de água e sabão.


http://claudiaymarques.wordpress.com

- Em época de pouco sol e calor, pra quem não tem secadora em casa, o vento vai ser de grande ajuda, e aí é preciso muita paciência para esperar que as roupas sequem totalmente. Evitar sobrecarregar o varal de roupas e tentar manter um afastamento de uma vara entre as roupas ou toalhas, para que o vento faça sua parte.
- Não acumular as roupas para lavar. Tentar fazer um tipo de rodízio em casa. Se a casa tem três quartos, a cada dois dias uma roupa de cama é trocada, assim não acumula tanto lençol e também não sobrecarrega a máquina de lavar. Como na época mais fria suamos menos, o interessante é aumentar o tempo de troca dos lençóis de uma semana para até uma semana e meia. 

- Separar as roupas na hora da secagem (em varal). As roupas íntimas tem um tempo de secagem diferente das demais pois são menores e geralmente de materiais leves. Prefira o varal específico para elas, aqueles redondinhos com vários prendedores. As toalhas juntas em um varal único e as roupas em outro. As toalhas demoram para secar e vão dificultar a secagem das roupas se estiverem no mesmo varal. 
- Roupas de malha fria e tecidos que não amassam podem secar diretamente nos cabides.

- E jamais, jamais colocar as roupas para secar atrás da geladeira. Não coloquem em risco sua casa e as pessoas com quem você mora! Prefira deixar a roupa pendurada em um cabide de frente para um ventilador durante a noite. Numa emergência funciona muito bem!


O post ficou grandinho, mas é por uma boa causa!!

Beijos,

P.


Fontes: Acabe com a bagunça - Cynthia Ewer; 
              Guia de organização - Casa e jardim; 
              Casa limpa e arrumada - Donna Smallin

7 comentários:

  1. Legais essas dicas. Obrigada por compartilhar conosco. BJs, Jô

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas!!!! gostei muito....
    Beijinhos

    Marcia Gullo
    www.blogdagullo.blogspot.com
    www.pecadosdagullo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ótimo Post!!!

    Minha casa é de tijolo a vista branco e ele retém muito a umidade, meu closet tá sempre com cheirinho de mofo mesmo limpando ele seguidamente! vou tentar a opção do cal!!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  4. Gentemmmm achei que nasci sabendo, mais cada blog que visito vejo que não sei nada, nada, nada,nada. To adorando aprender e adoreiiii a dica de como limpar as bocas de fogões, tava sofrendo com as minhas.Estarei aki sempre!!!

    b-jokas

    ResponderExcluir
  5. parabens, Ana!!
    Muito bacana suas dicas.
    bjuss
    Rosália Ribas

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe seu recado!