24/08/2011

Mantendo as roupas longe do mofo!

E ontem à noite teve gravação com a TV Gazeta sobre como manter os armários sem mofo e qual a melhor maneira de secar as roupas nos dias de chuva. Aqui em Maceió tem chovido bastante, e aí já viu né, a roupa demora pra secar e o guarda-roupa começa a ficar com aquele cheirinho ruim.

O pessoal da Gazeta: Júnior, Juarez e Germano. Pessoal muito bom!
Então fiz uma relação de coisinhas que podemos fazer para deixar nossos armários e nossas roupas livres de umidade e com cheiro bom:


- Em primeiro lugar, retirar tudo do armário e limpar com um pano úmido numa solução de 1/1 de vinagre de álcool e água. Fazer essa limpeza de três em três meses na época de maior umidade nos armários mais afetados.
- Deixar as portas dos armários e das janelas da casa abertas por pelo menos uma parte do dia mesmo em dias nublados para ventilar.
- No caso dos guarda-roupas, deixar espaço entre as roupas penduradas e também a prateleira abaixo delas vazia para facilitar a circulação de ar.
- Depois de usar uma roupa por pouco tempo, deixe-a tomar ar por algumas horas em local ventilado e só depois guarde-a.
- Para evitar a umidade nos armários, colocar cal virgem ou bicarbonato de sódio em um potinho de vidro sem tampa. Para as gavetas é melhor fazer sachês dos mesmos produtos com algodão. Outra opção para quem tem armário pequeno (pois esta opção é mais cara) são os produtos desumidificadores encontrados em recipientes de plástico com cristais que absorvem umidade. Assim que eles estiverem com líquido na medida marcada na embalagem é hora de fazer a troca do produto.
- Para manter as gavetas perfumadas e ainda repelir as traças existem várias opções no mercado: sachês, forros perfumados, bolinhas de cedro. Colocar o frasco vazio do perfume favorito também é uma opção mas só para perfumar!
- Lavar antes de guardar (mesmo que pareçam limpas) as roupas que usou em uma viagem como casacos e jaquetas,  pois as manchas podem estar ocultas e não aparecerão agora, só após alguns meses quando estiverem ressecadas, e a gordura da pele também atrai traças e causa um odor ruim quando não removida. O mesmo se deve fazer com lençóis e edredons usados em ocasiões especiais, o melhor é utilizar capas e sacos com zíper feitos de tecido como o TNT, apenas com um visor em plástico transparente, para que o tecido da peça "respire".
- Retirar as roupas ou lençóis dos sacos plásticos da lavanderia. Os solventes usados na lavagem a seco precisam de ar para se dissipar, e os sacos plásticos retêm umidade, que pode prejudicar os tecidos.


Agora, para secar as roupas adequadamente, o mais importante é ter bom senso! Em primeiro lugar, conscientizar todos os moradores da casa para a economia de roupas. Isso mesmo! Repetir a mesma jaqueta sem lavá-la; usar, arejar e guardar a calça jeans que ainda está limpa são algumas medidas que evitam também o desperdício de água e sabão.


http://claudiaymarques.wordpress.com

- Em época de pouco sol e calor, pra quem não tem secadora em casa, o vento vai ser de grande ajuda, e aí é preciso muita paciência para esperar que as roupas sequem totalmente. Evitar sobrecarregar o varal de roupas e tentar manter um afastamento de uma vara entre as roupas ou toalhas, para que o vento faça sua parte.
- Não acumular as roupas para lavar. Tentar fazer um tipo de rodízio em casa. Se a casa tem três quartos, a cada dois dias uma roupa de cama é trocada, assim não acumula tanto lençol e também não sobrecarrega a máquina de lavar. Como na época mais fria suamos menos, o interessante é aumentar o tempo de troca dos lençóis de uma semana para até uma semana e meia. 

- Separar as roupas na hora da secagem (em varal). As roupas íntimas tem um tempo de secagem diferente das demais pois são menores e geralmente de materiais leves. Prefira o varal específico para elas, aqueles redondinhos com vários prendedores. As toalhas juntas em um varal único e as roupas em outro. As toalhas demoram para secar e vão dificultar a secagem das roupas se estiverem no mesmo varal. 
- Roupas de malha fria e tecidos que não amassam podem secar diretamente nos cabides.

- E jamais, jamais colocar as roupas para secar atrás da geladeira. Não coloquem em risco sua casa e as pessoas com quem você mora! Prefira deixar a roupa pendurada em um cabide de frente para um ventilador durante a noite. Numa emergência funciona muito bem!


O post ficou grandinho, mas é por uma boa causa!!

Beijos,

P.


Fontes: Acabe com a bagunça - Cynthia Ewer; 
              Guia de organização - Casa e jardim; 
              Casa limpa e arrumada - Donna Smallin

7 comentários:

  1. Legais essas dicas. Obrigada por compartilhar conosco. BJs, Jô

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas! Obrigada!!
    Bjo
    Simone

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas!!!! gostei muito....
    Beijinhos

    Marcia Gullo
    www.blogdagullo.blogspot.com
    www.pecadosdagullo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ótimo Post!!!

    Minha casa é de tijolo a vista branco e ele retém muito a umidade, meu closet tá sempre com cheirinho de mofo mesmo limpando ele seguidamente! vou tentar a opção do cal!!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  5. Gentemmmm achei que nasci sabendo, mais cada blog que visito vejo que não sei nada, nada, nada,nada. To adorando aprender e adoreiiii a dica de como limpar as bocas de fogões, tava sofrendo com as minhas.Estarei aki sempre!!!

    b-jokas

    ResponderExcluir
  6. parabens, Ana!!
    Muito bacana suas dicas.
    bjuss
    Rosália Ribas

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe seu recado!