Oi gente!
Vocês viram a revista Boa Forma deste mês, com a Carol Dieckmann na capa? Por sinal, ela está em ótima forma, não está?! Mas não é sobre a carol que vou falar não, hahaha.
Além das matérias sobre beleza, saúde e fitness sempre é possível ler textos interessantes sobre comportamento, com dicas de como superar as diversas dificuldades do dia-a-dia. Me identifiquei de cara com a matéria deste mês principalmente por serem dicas baseadas nos princípios de organização. Vou transcrever alguns ítens pra vocês.
O título se chama Como elas conseguem fazer tudo isso? e ensina estratégias de como gerenciar melhor o tempo no trabalho, em casa e com você mesma.
Vai ter muita blogueira mamãe que vai se identificar também!
Por Márcia Di Domenico, Revista Boa Forma - setembro/2010
No trabalho:
Faça listas - à noite enumere as tarefas do dia seguinte por ordem de urgência ou das mais simples às mais complexas. Mantenha a lista visível e vá riscando o que cumprir. Se não der para concluir um item, passe ao seguinte e volte a ele mais tarde. Sentir o gostinho de missão cumprida não tem preço.
Centralize as informações - no smartphone, na agenda de papel, ou no computador, o importante é ir direto na fonte quando precisar encontrar um telefone ou confirmar compromissos. Evite papeizinhos ou bloquinhos na bolsa, na cômoda e na mesa do trabalho.
Maneire nas redes sociais - Controle a ansiedade e cheque seus e-mails três vezes ao dia - no início da manhã, depois do almoço e no meio da tarde. Já para as redes sociais como o orkut e facebook, elas engolem seu tempo sem você se dar conta. Limite um tempo X no trabalho para acessá-las ou só quando estiver em casa.
Em casa:
Libere espaço - Gavetas e armários organizados e livres de peças que você não usa há um tempão eliminam até 40% do trabalho doméstico. E não fazem você perder horas buscando no fundo do guarda-roupa aquela peça que, na verdade, está na lavanderia.
Antecipe-se - Antes de dormir, separe a roupa para trabalhar, deixe a bolsa da academia pronta e a mesa do café posta, se for o caso. Ao menos que você pule da cama cheia de pique e inspiração, essas coisas podem roubar minutos valiosos da sua manhã.
Com você:
Descubra seu horário nobre - Todo mundo tem um momento do dia em que rende mais para trabalhar, fazer ginástica ou estudar. Bloqueie esse período e tente se dedicar sem interrupção ao que for fazer. Se necessário desligue o celular ou avise quem estiver por perto que não quer bater papo nem ser incomodada antes de terminar.
Tempo pra você - duas ou três horas por semana para fazer uma massagem, as unhas ou só dar uma volta no shopping não é luxo. O importante é dedicar esse momento para esvaziar a cabeça, sem esquentar se há alguma tarefa esperando. Relaxada, você ganha mais clareza para pensar no que precisa fazer e rende melhor.
Gostaram? Na matéria completa ainda tem exemplos de duas mães que aprenderam a driblar a falta de tempo administrando a rotina com organização, disciplina e prazer.
Vamos nos concentrar nessas dicas e tentar melhorar o nosso corre-corre diário, né meninas?!!
Beijos,
P.
imagens retiradas da internet
Precisamos dessa organização, senão...tudo vai pelos ares!
ResponderExcluirmas,nem sempre tudo funciona e conseguimos,né? beijos,chica
Dicas preciosas e necessárias para o nosso dia a dia. Pena que ainda nos culpamos se vamos ao shopping, ou fazemos as unhas com outras tarefas nos aguardando!!!
ResponderExcluirEu vou tentar mais uma vez seguir essas dicas!!!
Beijos,
Fácil de falar e difícil de executar...
ResponderExcluirTenho que aprender amiiiiga!!!!
Beijos!!!!
Até eu tenho que aprender também, rsrsrs!!
ResponderExcluirPaula querida tem selinho no meu blog para vc!!! bjkas
ResponderExcluirAdorei, Paula!
ResponderExcluirEu adoro listas, mas tô procurando mesmo é esse tal de tempo pra mim, rsrs!!
Bjs.
Oba! Mylinha, adoro selinhos! Obrigada!
ResponderExcluirPriscila, tô achando esse tempo pra mim na marra mesmo!
Oi Paula, dicas preciosas essas hein!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho, parabéns pra sua irmã!
Bjs e ótimo domingo!
Ih, Paula, essa coisa de papeizinhos soltos é comigo mesma! rs
ResponderExcluirMas realmente isso atrapalha, sem contar as vezes em que algum deles se perde ou quando meu marido acha que é lixo e joga fora...
As dicas são ótimas; algumas já ponho (ou tenho por) em prática, mas preciso aperfeiçoar minhas listas (dica número 1).
Ah! Aproveito para dizer que citei seu blog e seu nome no meu post. :)
Bjs,
Silvia
http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com