11/04/2013

Etapas de uma reforma.


Tenho visto em algumas reformas vários problemas relacionados à falta de organização das etapas a serem seguidas. Em um determinado projeto, tudo tem que ser calculado e ter uma ordem para acontecer para que seja finalizado no tempo planejado. De que adianta mandar pintar as paredes se o gesso ainda não foi instalado? Mandar montar os móveis se o piso ainda não foi totalmente colocado?

Isso tem acontecido muito, atrasando as reformas e o pior, fazendo com que os prestadores de serviço (que em sua maioria não estão nem aí para as etapas) tenham que refazer os serviços. Um caos!

Vamos ver algumas dicas de como seguir com uma obra/reforma respeitando suas etapas?

1 - Começar sempre pelo projeto e seguí-lo de acordo com o que foi estabelecido com o profissional escolhido - arquiteto/decorador/engenheiro.

2 - Fazer os orçamentos de todos os materiais discriminados no projeto.

3 - Desmontagem das peças que serão reutilizadas, demolição de paredes e retirada de revestimentos e pisos antigos.

4 - Com o local limpo após a retirada de entulhos, a hora é de levantar paredes e iniciar as instalações hidráulicas e elétricas.

5 - Nivelamento de pisos e paredes.

6 - Instalação de pisos e azuleijos, bancadas de cozinhas e banheiros.

7 - O gesso já pode ser colocado.

8 - Após o acabamento de pisos e paredes (pintura) já podem ser colocados os espelhos de luz, as luminárias e os rodapés.

9 - Cortinas, marcenaria, box, metais de cozinha e banheiros já podem ser instalados.

10 - Por último ficam a colocação de tecido ou papel de parede e espelhos nas paredes. Também é hora de o pintor fazer alguns retoques necessários.



Eu resumi em 10 etapas o passo-a-passo de uma reforma. Mas lógico que cada reforma é uma reforma e que determinados materiais específicos tem tempo de instalação diferenciado. O importante é que tudo seja feito de maneira que não prejudique as demais etapas.

É tão bom quando uma obra termina com tudo certinho!

Beijos,

P.

fonte: casaabril.com.br
imagens: google

2 comentários:

  1. É amiga, como eu gostaria que tudo isso acontecesse na pratica, estou passando por uma reforma em um apt que comprei em cima do meu, quero da-lo para meu filho mas velho, e deixei que ele se responsabilizasse pelos profissionais, amiga vc não imagina o que estou passando!Só para vc ter uma ideia, o meu apt, terei que trocar toda a cozinha americana que só de portas tem 42 portas!!!!!!!!!!!!!!!! Calcula como estou indignada?
    É isso, agora é tocar adiante,e torcer para que o final seja no mínimo satisfatório.
    bjossssssssss e obrigada por ter que ler meu desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rose, reforma hoje significa stress, infelizmente! Boa sorte pra você! Beijo!

      Excluir

Gostou do Blog? Deixe seu recado!