26/04/2012

Enxoval para noivas!

O mês de maio está chegando e com ele muitas noivas ansiosas pelo seu dia, já que este continua sendo o tradicional mês das noivas. 
E para quem ainda está em dúvida do que precisa ser comprado pra ter um bom enxoval de cama, mesa e banho, ou quer saber se já conseguiu finalizá-lo vamos ver umas diquinhas básicas? Nem sempre se precisa de tudo! Às vezes poucas e boas aquisições são melhores do que muitas e muitas coisinhas que ficarão sem uso.


google

Para um bom enxoval:

- devemos levar em conta o clima local para não adquirir peças inadequadas e desnecessárias só pela beleza, promoção ou por estar em moda. Por isso sempre é bom se fazer as seguintes perguntas: 
           Vou mesmo usar esta peça?
           Ela combina com o restante dos conjuntos que já comprei?
           Tenho espaço ou lugar para guardá-la adequadamente?
           Quanto trabalho terei em sua lavagem e manutenção?
- o enxoval precisa ser prático, além de bonito e confortável. Com a correria do dia-a-dia não temos tempo para peças que exigem cuidados demais.
 - dar preferência as fibras naturais como o algodão por serem mais leves e menos prováveis de causar alergias.
 - no caso dos lençóis quanto maior a quantidade de fios melhor a qualidade.
 - é bom ter um roupeiro em casa, mas melhor ainda é ter um espaço em cada quarto para sua roupa de cama e banho, facilitando a hora da troca sem precisar sair do cômodo para pegar peças limpas.
 - fazer uma revisão no seu roupeiro é importante. Faça ao menos uma vez por ano. Doe o que estiver encardido e manchado e reponha as peças.
 - manter os conjuntos de lençóis dobrados com as fronhas dentro deles, evitando a perda ou troca de peças entre os jogos.
 - colocar rótulos nas prateleiras para que seja mais fácil e rápido encontrar e guardar as peças e manter o roupeiro arrumado (principalmente para as funcionárias).
 - comprar capas para o colchão e para os travesseiros é um investimento importante, mesmo que pareça caro. Elas nos mantém longe dos ácaros, mantém a higiene e aumentam a vida útil das peças evitando seu desgaste.
 - o melhor lugar para guardar lençóis, toalhas e edredons é em local ventilado e seco, livre de umidade. Por isso sempre é bom deixar as portas do armário abertas pelo menos uma vez na semana durante uma hora, para evitar a proliferação de fungos.

google
 - evitar usar amaciantes com freqüência nas toalhas pois eles diminuem a capacidade de absorção dessas peças. Uma boa saída é o uso do vinagre branco. De trinta a cinqüenta ML de vinagre é suficiente para uma rodada de roupa na máquina. É bom também para os alérgicos que devem evitar contato com tantos produtos de limpeza.
 - evite alvejantes que utilizam cloro líquido em sua fórmula para desencardir lençóis, com o tempo eles desgastam e amarelam o tecido.
- utilizar sabão líquido e não em pó para a lavagem de suas roupas de cama e banho, não deixa resíduos e mantém o tecido mais macio e muito mais perfumado.

Lista de enxoval de cama
4 jogos de lençóis para a diária
2 jogos de lençóis mais trabalhados como com aplicação de bordados
(para ocasiões especiais)
3 jogos de lençóis para hóspedes
3 edredons sempre combinando com os conjuntos (1 liso e dois na estampas dos conjuntos)
2 cobertores (lisos em tons pastéis que combinam com tudo)
6 travesseiros (4 para o dia-a-dia e 2 para o rodízio nas lavagens e para hóspedes quando tiver)
2 protetores de colchão
6 capas para travesseiros com zíper (4 para o dia-a-dia e 2 para o rodízio nas lavagens)
4 fronhas lisas avulsas que combinem com os conjuntos
2 lençóis de baixo com elástico na cor branca 

google
Lista de enxoval de banho
- 2 jogos de toalhas bordadas (com tapete)
- 4 jogos de toalhas lisas (com tapete)
- 2 toalhas de banho avulsas lisas (que combinem com os jogos)
- 4 toalhas de rosto avulsas lisas (que combinem com os jogos)
- 5 toalhas de lavabo
- 4 tapetes avulsos
- 2 roupões atoalhados
- 6 toalhas para praia/piscina (a depender da região ou se a casa tem piscina)

Lista de enxoval para mesa
- 4 toalhas de mesa simples para o dia-a-dia
- 2 toalhas de mesa para ocasiões especiais com guardanapos
- 2 tipos de jogos americanos,um para o dia-a-dia e outro para dias especiais (quantidade a depender dos lugares à mesa)

Lista de enxoval para copa/cozinha e área de serviço

- 6 panos de prato para enxugar pratos
- 6 panos para enxugar mãos
- 3 toalhas de bandeja
- 2 toalhas para cesto de pão
- 2 aventais, sendo 1 de plástico
- 2 pegadores de panelas
- 6 panos de chão
- 6 panos de limpeza ou flanelas

google

Peças que devemos renovar

Antes de mais nada é bom lembrar que a compra de peças de boa qualidade e anti-alérgicas, são de grande importância quando se deseja durabilidade, conforto e praticidade.
Os lençóis chamados de materiais mistos são mais práticos e duráveis por possuírem uma tecnologia avançada que permitem facilidade na hora de lavar e passar.
Também é bom lembrar para as pessoas que não dispõem de tempo para cuidar da casa, evitar a compra de determinadas peças trabalhosas como lençóis de cetim, colchas com muito detalhes bordados, etc. São peças lindas mas que precisam de atenção especial na hora de lavar e de passar.

Travesseiros – deve-se trocar o travesseiro no tempo de dois anos, para não ocorrer o acúmulo de ácaros causando alergias. Há também a perda da capacidade de preencher o espaço entre a cabeça e os ombros, deixando a coluna desalinhada. É importante observar o estado do seu travesseiro e verificar se já é hora da troca, mesmo antes desse prazo.

Colchões – sempre ficar atento à garantia do colchão, que normalmente é de sete a dez anos.

Lençóis – se o enxoval possui um número pequeno de jogos de lençol, como três peças, a renovação será feita mais cedo, por volta de dois anos. Já se o enxoval for composto por seis ou mais peças coordenadas (que combinam entre si), é possível estender esse prazo para cinco a sete anos sem haver um desgaste muito grande. Essa dica se aplica também aos jogos de toalhas.

Panos de prato – dar uma renovada nos panos de prato é importante por serem peças que estão constantemente úmidas e propensas a proliferação de fungos e bactérias. Observar a aparência dos panos de prato, se eles estão muito encardidos (quando nem o alvejante os deixa branquinhos) e se o cheiro está muito forte sempre que fica molhado ou úmido (odores muito fortes são sinais de muitas bactérias). O mesmo deve ser verificado com os panos de chão.

Bom, espero ter ajudado nesta tarefa trabalhosa que é a de montar o 1º enxoval da casa. O bom é que as dicas acima servem também para quem já tem anos de casada e está precisando dar uma renovada no enxoval e ainda não tinha coragem nem sabia por onde começar, né!

Beijos,

P.

Fontes: Acabe com a bagunça - Cynthia Ewer; 
              Casa limpa e arrumada - Donna Smallin
              Organize-se - Donna Smallin




Um comentário:

  1. Adorei as dicas, super úteis para orientar as noivas com seus enxovais e tantas coisas para organizar...e dá aquela vontade de comprar tudo o que vemos pela frente!
    Você sempre genial com suas postagens, parabéns!
    Uma dica muito boa também, é a noiva ter uma agenda para deixar tudo organizado e não esquecer de nenhum detalhe...vejam as agendas que temos na MAMOO PRESENTES, BJOS!
    http://mamoopresentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe seu recado!