15/09/2011

Os 7 erros na cozinha!

Partilhando com vocês uma matéria sobre os deslizes mais comuns que acontecem na cozinha.
Trecho da matéria com o "Dr Bactéria", o bioquímico Roberto Figueiredo. Revista Vital Unilever, Ano 2, Edição 6.


Erro 01
Lavar as carnes:

A água corrente não vai retirar as impurezas, como muita gente imagina. Mas pode mandar para o ralo alguns nutrientes e espalhar a contaminação que estava na superfície. O melhor jeito de limpar a carne é no fogo. A elevação da temperatura para cima de 70 graus faz com que as bactérias sejam eliminadas.

Erro 02
Usar tábuas de madeira:
Elas riscam, ficam porosas com o tempo e facilitam a proliferação de bactérias! Isso porque a madeira absorve umidade e sujeira, tornando o ambiente propício para a proliferação de microrganismos. Por isso, prefira tábuas de plástico ou vidro, que são lisas, impermeáveis e mais fáceis de limpar.

Erro 03
Deixar comida esfriando antes de pôr na geladeira:

O certo é guardar a comida quente na geladeira e, depois, levá-la direto ao fogo para aquecer novamente. Isso porque a fervura mata os micróbios e a geladeira conserva os alimentos. Na temperatura ambiente, os microrganismos se proliferam.

Erro 04
Manter um lixinho em cima da pia:
Normalmente, as pessoas usam a lateral da pia para preparar alimentos. Se este for também o lugar do lixinho, fique alerta! Afinal, o foco de contaminação estará perto da comida. Portanto, troque o saquinho e lave o cesto todos os dias. Para desinfetar, use água sanitária.

Erro 05
Comer doces mesmo quando há uma formiguinha nele:

Formigas transmitem os mesmos microrganismos que as baratas! Para evitar ambas as pragas na sua cozinha, mantenha o ambiente limpo. Tampe bem os alimentos e jogue o lixo fora diariamente.

Erro 06
Usar a esponja de lavar louças até ficar velha:

Troque a esponja toda semana ou crie o hábito de colocá-la de molho em 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária, por cinco minutos. Para secá-la - e evitar a umidade que atrai micróbios -, a dica é levá-la ao microondas por 30 segundos, envolvida em papel toalha.

Erro 07
Descuidar da higienização do filtro de água:

Um erro comum, pois limpar o filtro requer tempo e dá trabalho. Também porque muitas vezes a água carrega impurezas imperceptíveis a olho nu ou pelo gosto.

E vocês, já cometeram alguns desses erros? Eu mantenho o lixinho na pia, mas com muita higiene.
Agora, essa da formiga transmitir os mesmos microrganismos que a barata eu não sabia não, "eca", hahaha!

P.S.: Querida Patrícia Serra (Drª Bactéria), esse post é dedicado à você! :)


Beijos,

P.

6 comentários:

  1. Ótimo post! Informações são sempre MUITO bem-vindas!
    Agora colocar a comida ainda quente na geladeira eu nao sabia.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. patriciaserrapinto@hotmail.com16 de setembro de 2011 às 09:11

    Paulinha, minha Linda!!! É incrível a conexão que nós temos, vc acredita que quinta à tarde eu tava falando com o maridão que tava morrendo de vontade de me "esbarrar" com vc de novo??!!!
    Sabia que a neura de Dr. Bactéria é de família, né? Minha tia Goga FERVE a esponja todas as vezes que lava a louça além da troca religiosa de toda semana, mas aí eu já acho que é um caso de TOC!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
    SUUUPPERR BEIJÃO!!!

    ResponderExcluir
  3. Paula xará, abraços pra vc também!!

    Patrícia, sabe que faz tempo que eu não vou ao shopping, vai ver por isso não nos esbarramos de novo! Agora, ferver a esponja é muita neura, né não, kkkkkk! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. O MEU ERRO É SÓ COM O LIXINHO+EU TROCO O SAQUINHO DIARIAMENTE...ESPERO QUE EU NÃO ESTEJA PROLIFERANDO AS BACTÉRIAS...
    ÓTIMO FDS PRA VC...

    ResponderExcluir
  5. Paula!!! Quanta saudade!!!
    Este post está muito bom, hein? Já conhecia as dicas, mas é sempre bom lembrar.
    Vou aproveitar para divulgar lá no Facebook. ;)
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  6. Ops! A dica da formiguinha eu ainda não conhecia. ;)

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe seu recado!