26/10/2010

Quanto menos, melhor!

Oi gente!

Na volta do Rio pra Maceió, me deparei com este texto super bacana na revista Gol. Fala sobre uma etapa importante que faz parte do início de uma boa organização: o descarte. Acredito muito no descarte, quando bem feito e consciente.

Doar o que está em condição de uso, jogar no lixo o que está quebrado e/ou rasgado, e finalmente mandar para o conserto o que tem solução.

Vou transcrever o texto para vocês.




De Márcia de Luca, fundadora do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda em São Paulo, para a Revista Gol linhas aéreas inteligentes nº 103, outubro de 2010.

Quanto menos, melhor.
Quer atrair prosperidade? Comece jogando fora tudo o que não serve mais.


A causa primordial de todas as doenças é o acúmulo de toxinas em nosso corpo, que impede o fluxo natural da energia. Essa é a visão da tradicional medicina ayurveda, mais antigo sistema de cura do mundo. Ao mantermos nosso organismo livre de toxinas contribuímos de forma decisiva para termos saúde - definida não apenas como ausência de doença, mas como um estado de contentamento geral, pelo simples fato de existir, de ser.


Nosso corpo é o templo da nossa alma e precisamos mantê-lo forte, flexível e saudável. Numa analogia simples, podemos dizer que nossa casa é o templo do nosso corpo - e também merece cuidados. É para esse espaço que voltamos todos os dias, é onde nos alimentamos, descansamos, vivemos em família. É o nosso porto seguro. E para mantê-lo saudável também precisamos limpar as toxinas - ou seja, as tralhas que tendemos a acumular e que dispersam a energia da prosperidade.
Aproveite para pensar sobre esse assunto. Você já tinha ouvido falar em toxinas da casa? São todos os objetos que não utilizamos há anos, roupas das quais a gente não gosta mas que permanecem penduradas no armário, coisas feias, lascadas ou quebradas, papéis velhos, remédios vencidos... Enfim, tudo aquilo que ocupa espaço e atravanca o fluxo espontâneo da energia, assim como as toxinas do nosso corpo.


Da mesma maneira que devemos manter o peso do corpo, precisamos também manter o peso da nossa casa para termos saúde. Ao nos desapegarmos das coisas velhas, abrimos automaticamente espaço para que  a energia que estava estagnada volte a circular. Tudo o que era negativo começa a ser limpo, e o espaço passa a ser preenchido por prana, energia vital do universo. Reserve o fim de semana para pôr fim à bagunça, libertar-se do acúmulo de coisas desnecessárias. Faça uma revisão crítica do que você acumulou ao longo do tempo, perguntando-se: preciso realmente disso? Ouça a resposta a partir do seu coração - e não apenas da razão - e separe tudo o que não serve mais para dar a alguém que de fato usará aquilo. 


Durante esse processo de limpeza física do espaço onde você vive, aproveite a oportunidade para livrar-se também de mágoas, tristezas, medos do passado... Livre-se dos barulhos! O silêncio é o campo fértil para o nosso rejuvenescimento. Jogue fora o turbilhão dos pensamentos, assim você abre espaço entre eles, seduz o seu espírito e ouve as mensagens inspiradoras da sua alma. Pense nesse processo como uma faxina muito especial: a faxina da prosperidade e da felicidade.


A autora desse texto também ministra palestras e escreveu o livro Ayurveda, Cultura de Bem-viver (Ed. de Cultura).

Espero que tenham gostado, eu gostei muito!
A dica fica também pra quem está indo para uma casa nova. Não deixe que o acúmulo de bagunça comece a se intalar. Desde o início é importante ter o controle de tudo o que você tem em casa, fazendo compras conscientes e voltadas para as necessidades de cada ambiente e de cada um na casa.

Beijos,

P.

4 comentários:

  1. Ótimo texto, Paula!
    Eu tenho uma tendência a guardar "coisas que posso precisar um dia". Meu marido, ao contrário, tem facilidade em jogar coisas fora.
    Por um lado é bom porque traz equilíbrio à nossa relação, exceto quando joga fora algo que era importante para mim... Aí, eu fico brava mesmo! rs
    Esse exercício do descarte eu faço - ou ao menos me esforço - há um tempão; exatamente por causa do meu hábito de acumular coisas (no meu caso, geralmente, papéis, revistas, recortes, encartes... tudo mais voltado à papelaria e afins).
    Acho que vale a pena descartar, sim. Uma dica interessante que usamos aqui em casa: para cada roupa nova que entra, tentamos descartar alguma, normalmente ainda são roupas boas e separamos para doação.
    É isso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o texto sim Paulinha, e te digo mais, ontem mesmo fiz uma "faxina" na minha caixa de mensagem, tinha 200 emails "não lidos"... coisa do mes de Maio, pode....???
    Depois disso sabe que a gente fica até mais leve.
    Beijinhos,
    Marcia Gullo
    www.blogdagullo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Paulinha, que bom que voltou e que gostou da viagem!
    Eu falei pra Fátima o quanto vc me inspirou.
    Lembra que vc queria me fazer de cobaia logo no começo e eu disse que ainda não era tempo? Pois era esse momento de "desapego" que estava faltando.
    Dizem que uma casa limpa e organizada é sinônimo de computador quebrado.
    Eu aproveitei as férias do meu pc para organizar a minha. Foi um momento de total desapego.
    Não ficou um Cd, um livro, uma revista, uma gaveta sem arrumação.
    Foi ótimo. Me desfiz de toneladas de lixo, de tralhas que não me serviam mais e de cosias que ainda estão em bom estado de uso, que poderão servir a outras pessoas. Meus armários estão mais livres, mais arejados e pedindo peças novas. (rsrs)
    Me senti exatamente assim: fazendo uma limpeza em meus pensamentos, meu corpo e minha alma.
    Durou mais de dez dias de faxina, pois só tinha os finais de semana e algumas horas pela manhã e faxinas como essa demoram muito, pois cada objeto é analisado e reposicionado.
    Agora, minhas gavetas e armários estão dignos de serem fotografados para blogs de organização...
    Vim te agradecer pela inspiração e pelo incentivo. Eu até me considero organizada, mas às vezes, para manter a sanidade mental, é melhor selecionar as batalhas que lutaremos, quando dividimos a casa com outras pessoas menos perfeccionistas.
    O melhor é que quando minhas férias chegarem, não precisarei perder 10 dias arrumando tudo. Vou descansar sem culpa!!!
    Um cheiro enorme e até o dia 06. Vou deixar o convite da Maricota em breve.
    Bjks
    Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Silvia, aprendi em um livro sobre a vida de São Francisco de Assis essa dica de quando comprar uma peça nova doar uma outra. Muito bacana, nos dá controle sobre o que temos e ainda exercitamos o desapego.

    Marcia, você bem lembrou que nem sempre é só a nossa casa que precisa de arrumação, o nosso computador, que hoje em dia faz parte da gente, também precisa de cuidados e limpeza de arquivos. Valeu a dica!

    E Claudinha, que bom que conseguiu arrumar seus armários! É bom quando estamos dispostas a começar e a terminar mesmo que dure dez dias, é um desafio, mas que vale muito a pena, não é?! Vejo pela sua satisfação! Sobre a festa da Mari, tô ansiosa pra provar as guloseimas, rsrsrs! A Bia vai amar!!!

    Muitos beijos à todas!

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe seu recado!