13/09/2010

Depósitos plásticos x Depósitos de vidro

Sabe quando a gente encontra os potes de plástico deste jeito: uma crosta de gordura seca no fundo ou na lateral do depósito. Isso acontece porque a remoção de gordura dos alimentos é mais difícil no plástico, ainda mais quando a comida é guardada quente, ou é aquecida no microondas diretamente nestes recipientes.


Sempre achei que eles não eram a melhor maneira de guardar ou de aquecer a comida por ficarem com cheiro e resíduos de alimentos. 
Estudando para a formação de Personal sempre ouvi das palestrantes que o ideal para guardar comida na geladeira e aquecer comida no microondas era em potes de vidro. Mas eu não encontrava em canto nenhum potes com tampa em tamanhos pequenos, só os grandes tipo travessas e voltava a comprar os plásticos. Será que sou tão desligada assim que nunca vi aqui em Maceió os danados dos potes de vidro pequenos?



Mas agora parece que a Marinex e a Duralex estão lançando tijelas em vidro com tampas de plástico em tamanhos exatamente de que a gente precisa: para aquele restinho de comida, frutas, frios etc. A gordura não fica impregnada após ser levado ao microondas e pra guardar de novo é só tampar. Prático e muito higiênico.
             

E as jarras que usamos pra servir suco. As de vidro não ficam com o "grude" do suco de mangaba por exemplo. Eu já tive várias jarras lindas de plástico manchadas de suco.




Fica a dica: depósitos de plástico agora só para alimentos fora da geladeira e do microondas, como biscoitos, bolachas, doces, cereais. Eu vou começar aqui em casa. 

Beijos,

P.

21 comentários:

  1. Paulinha querida,
    aqui em Maceió vc encontra o conjunto de 5 potes de vidro com tampa plástica exatamente igual ao que vc postou por R$ 9,00 ( nove reais) no Hiperbompreço, no Extra, em algumas lojinhas do Centro e se não me falha a memória no GBarbosa também.
    Bjs, Paty

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula!
    Eu já uso potes de vidro com tampa de plástico, pois é mais fácil de levar à mesa com comida quente e depois é só tampar e levar à geladeira, sem trabalheira de ficar mudando de recipiente e juntando mais louça pra lavar. Adorei todas as dicas de como organizar roupas de cama e banho e sapatos também, gostei muito do seu sotaque!
    Sabe, essa semana apareceu um casal de pombinhos aqui no meu quintal, dias depois percebemos que estavam começando um ninho bem na cestinha da bicicleta da minha filha, que fica pendurada no quintal, muito parecido com seu caso aí, será que isso virou moda entre as aves?! Ainda não consegui fotografar, pois ela foge sempre, mas continuarei tentado!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paula,
    Vim conhecer seu blog e gostei muito.
    Achei ótimas essas dicas dos potes de vidro. O único problema é que ocupam um pouco mais de espaço e exigem mais cuidado no manuseio.
    Mas, sem dúvida, são muito melhores.
    Convido-a a visitar meus blogs.
    Um de variedades:
    http://blogdavovohelo.blogspot.com

    outro de viagens:
    http://helofoto.blogspot.com

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Vim conhecer e achei muito legal!Parabéns!

    E és de Maceió que adoooooooooooooooooro!!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Olá Paula...
    Claudinha indicou....e cá estou....hehe...
    Adorei conhecer seu blog. Muito proveitoso e agradável.
    Tenho uma luta constante aqui em casa, quanto a organização....tenho muita coisa pra por no lugar.
    Paula, ainda esta semana meu pai me alertou sobre este assunto, dizendo que o correto seria guardar em vasilhas de vidro os alimentos que vão à geladeira e ao microondas. Certinho ele....
    Ótimo dia pra você.....bjs...

    ResponderExcluir
  6. Gente, que maravilha é essa troca de conhecimento nos blogs! Estou muito feliz com a vinda de novas blogueiras, e ainda mais do Feito a Mão da Claudinha que me fez esse carinho hoje! Prazer ter vocês aqui!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula,
    Acabei de conhecer o seu cantinho através do blog Feito a mão e amei, serei frequentadora de cateirinha daqui.
    Beijos,

    Quando puder, visite meu cantinho
    http://donnachocolate.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Paula, conheci teu blog pelo post no Feito a Mão e adorei!
    Já estou seguindo para saber das novidades.
    Olha, também não gosto desses potes de plástico, mas tinha vezes que era inevitável utiliza-los, com os de vidro é muito melhor, vou procurar com certeza.
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Oi, Paulinha, fico muito contente que tenha gostado do post. Sabe, eu fico tão ansiosa quanto as convidadas.
    Tb acho o máximo essa interação e acho que a troca de experiência e informação entre blogueiras pode resultar em ganho de ambas as partes.
    A Mari tá com saudades de brincar com a Bia (velha, kkkk)
    Um abração.

    Cláudia.

    ResponderExcluir
  10. oi, acabei de conhecer seu blog pelo site da Claudinha, e se ela recomenda eu corro para verificar e adorei suas dicas... confesso que preciso me organizar ....muito...
    Obrigado ...

    Mara-Mozambique

    ResponderExcluir
  11. Oi cumadi!
    Já tô me sentindo em casa aqui...Clau falou bem dimaisdaconta docê...então cê devi disê mess gente boa =)
    Vou conhecer um pouco mais do seu cantin...mas serve un cafezin prá nóis aí fia... assim vamô prosianu o dintêrin...
    Um bejim bem grande!

    ResponderExcluir
  12. Olá Paula, vim te conhecer. Gostei muito do seu blog, preciso realmente de suas dicas, já li todo o conteúdo. Muito legal que o seu trabalho está na mídia, nada mais prazeroso saber que estamos no lugar certo não é?
    Também sou de Maceió, e adorei a dica que vc deu do Anima Fest, já conhecia a loja quando ela era no Feitosa, ainda não visitei no endereço novo, e vi que ela tem muitas novidades.
    A Claudinha é um amor de pessoa, sua participação lá no Feito a Mão foi super legal.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá Paula, vim conhecer seu cantinho, pois passeando pelo Feito á Mão vi sua entrevista lá e amei tudo que vi por aqui, sou um pouco bagunceira, sabe e pelo que vi suas dicas vão me ajudar muito!!! Quanto aos potinhos de vidro, gostei da dica e vou começar a comprar para guardar os alimentos.
    Bjkas
    Lindo dia para vc!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Paula!
    Pois é, os potes de plásticos além de ficarem com cheiro e essas crostas terríveis ainda podem ser prejudiciais às saúde, ao serem levados à geladeira ou ao microondas, ao liberarem o BPA!
    Aos poucos estou substituindo os de casa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Imagine se a Claudinha iria indicar um blog se ele nao fosse realmente interessante.... Paula Adorei, to levando o link pra voltar sempre...
    Ainda mais que a gente tem algo em comum...o nome do Marido.... o meu também se chama Tibério, Marco Tibério....
    um beijo linda e inté.

    Marcia Gullo
    www.blogdagullo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. oii Paula também sou de Maceió.
    já tinha vindo aqui algumas vezes mas nunca tinha comentado (sempre fico meio tímida...rs).
    Cheguei aqui através dos blogs favoritos da Claudinha e gostei muito do seu cantinho. Minha filha adorou o ninho de passarinho na bicicleta e quis tirar uma foto com o esmalte como sua filha...rs
    Estarei sempre por aqui, virei seguidora.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Paula!
    Como a maioria hoje, cheguei aqui através do blog da Claudia.
    Seu post no blog Feito a mão ficou muito legal e me identifiquei com seu trabalho de "personal organizer" (não é esse o nome?). Sou detalhista e também gosto de organização (porém, também faço minhas "bagunças organizadas" rs!). Tenho certeza que colherei muitas boas dicas aqui no seu blog.
    Aliás, esse post sobre os potes de vidro só confirmou o que já pensava sobre o assunto. Uma pena eles serem mais caros que os de plásticos, embora acabem por se pagarem... Afinal, não são perecíveis como os de plástico, não é mesmo?
    Sem contar que o meio ambiente agradece!
    Bjos, Silvia.

    ResponderExcluir
  18. Olá....
    Indicação da Claudia é sinônimo de sucesso! Adorei seu blog, também adoro etiquetar, organizar, dispor em caixas...enfim mais uma seguidora. Obrigada por compartilhar! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Amei seu blog!
    Se foi a Claudia que indicou, tô dentro.
    Confesso que já sonhei com essa profissão.
    Beijos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Passei para dizer que consegui encontrar potinhos de vidro com tampa na loja Casa&Vídeo. Também é possível comprar o kit com 5 potinhos no site deles por R$15,99 http://www.casaevideo.com.br/Cozinha/5-20-323-44602/Conjunto-5-Potes-Vidro-Colorido.html

    ResponderExcluir
  21. Adorei a dica Silvia, estão bem mais em conta do que comprar o pote individual, obrigada!

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Deixe seu recado!