15/09/2011

Os 7 erros na cozinha!

Partilhando com vocês uma matéria sobre os deslizes mais comuns que acontecem na cozinha.
Trecho da matéria com o "Dr Bactéria", o bioquímico Roberto Figueiredo. Revista Vital Unilever, Ano 2, Edição 6.


Erro 01
Lavar as carnes:

A água corrente não vai retirar as impurezas, como muita gente imagina. Mas pode mandar para o ralo alguns nutrientes e espalhar a contaminação que estava na superfície. O melhor jeito de limpar a carne é no fogo. A elevação da temperatura para cima de 70 graus faz com que as bactérias sejam eliminadas.

Erro 02
Usar tábuas de madeira:
Elas riscam, ficam porosas com o tempo e facilitam a proliferação de bactérias! Isso porque a madeira absorve umidade e sujeira, tornando o ambiente propício para a proliferação de microrganismos. Por isso, prefira tábuas de plástico ou vidro, que são lisas, impermeáveis e mais fáceis de limpar.

Erro 03
Deixar comida esfriando antes de pôr na geladeira:

O certo é guardar a comida quente na geladeira e, depois, levá-la direto ao fogo para aquecer novamente. Isso porque a fervura mata os micróbios e a geladeira conserva os alimentos. Na temperatura ambiente, os microrganismos se proliferam.

Erro 04
Manter um lixinho em cima da pia:
Normalmente, as pessoas usam a lateral da pia para preparar alimentos. Se este for também o lugar do lixinho, fique alerta! Afinal, o foco de contaminação estará perto da comida. Portanto, troque o saquinho e lave o cesto todos os dias. Para desinfetar, use água sanitária.

Erro 05
Comer doces mesmo quando há uma formiguinha nele:

Formigas transmitem os mesmos microrganismos que as baratas! Para evitar ambas as pragas na sua cozinha, mantenha o ambiente limpo. Tampe bem os alimentos e jogue o lixo fora diariamente.

Erro 06
Usar a esponja de lavar louças até ficar velha:

Troque a esponja toda semana ou crie o hábito de colocá-la de molho em 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária, por cinco minutos. Para secá-la - e evitar a umidade que atrai micróbios -, a dica é levá-la ao microondas por 30 segundos, envolvida em papel toalha.

Erro 07
Descuidar da higienização do filtro de água:

Um erro comum, pois limpar o filtro requer tempo e dá trabalho. Também porque muitas vezes a água carrega impurezas imperceptíveis a olho nu ou pelo gosto.

E vocês, já cometeram alguns desses erros? Eu mantenho o lixinho na pia, mas com muita higiene.
Agora, essa da formiga transmitir os mesmos microrganismos que a barata eu não sabia não, "eca", hahaha!

P.S.: Querida Patrícia Serra (Drª Bactéria), esse post é dedicado à você! :)


Beijos,

P.

10/09/2011

Closets in the world

Um closet organizado e cheio de detalhes fofos. 

cabides de camurça azul!
divisória para camisas!
papel de parede como fundo do armário, chic!
Tá faltando espaço para as bolsas? Ganchinhos nas paredes ou nos armários!

ganchos para aquelas peças que a gente usa mais
detalhe do gancho dourado.

Imagens by Lonny Magazine.

24/08/2011

Mantendo as roupas longe do mofo!

E ontem à noite teve gravação com a TV Gazeta sobre como manter os armários sem mofo e qual a melhor maneira de secar as roupas nos dias de chuva. Aqui em Maceió tem chovido bastante, e aí já viu né, a roupa demora pra secar e o guarda-roupa começa a ficar com aquele cheirinho ruim.

O pessoal da Gazeta: Júnior, Juarez e Germano. Pessoal muito bom!
Então fiz uma relação de coisinhas que podemos fazer para deixar nossos armários e nossas roupas livres de umidade e com cheiro bom:


- Em primeiro lugar, retirar tudo do armário e limpar com um pano úmido numa solução de 1/1 de vinagre de álcool e água. Fazer essa limpeza de três em três meses na época de maior umidade nos armários mais afetados.
- Deixar as portas dos armários e das janelas da casa abertas por pelo menos uma parte do dia mesmo em dias nublados para ventilar.
- No caso dos guarda-roupas, deixar espaço entre as roupas penduradas e também a prateleira abaixo delas vazia para facilitar a circulação de ar.
- Depois de usar uma roupa por pouco tempo, deixe-a tomar ar por algumas horas em local ventilado e só depois guarde-a.
- Para evitar a umidade nos armários, colocar cal virgem ou bicarbonato de sódio em um potinho de vidro sem tampa. Para as gavetas é melhor fazer sachês dos mesmos produtos com algodão. Outra opção para quem tem armário pequeno (pois esta opção é mais cara) são os produtos desumidificadores encontrados em recipientes de plástico com cristais que absorvem umidade. Assim que eles estiverem com líquido na medida marcada na embalagem é hora de fazer a troca do produto.
- Para manter as gavetas perfumadas e ainda repelir as traças existem várias opções no mercado: sachês, forros perfumados, bolinhas de cedro. Colocar o frasco vazio do perfume favorito também é uma opção mas só para perfumar!
- Lavar antes de guardar (mesmo que pareçam limpas) as roupas que usou em uma viagem como casacos e jaquetas,  pois as manchas podem estar ocultas e não aparecerão agora, só após alguns meses quando estiverem ressecadas, e a gordura da pele também atrai traças e causa um odor ruim quando não removida. O mesmo se deve fazer com lençóis e edredons usados em ocasiões especiais, o melhor é utilizar capas e sacos com zíper feitos de tecido como o TNT, apenas com um visor em plástico transparente, para que o tecido da peça "respire".
- Retirar as roupas ou lençóis dos sacos plásticos da lavanderia. Os solventes usados na lavagem a seco precisam de ar para se dissipar, e os sacos plásticos retêm umidade, que pode prejudicar os tecidos.


Agora, para secar as roupas adequadamente, o mais importante é ter bom senso! Em primeiro lugar, conscientizar todos os moradores da casa para a economia de roupas. Isso mesmo! Repetir a mesma jaqueta sem lavá-la; usar, arejar e guardar a calça jeans que ainda está limpa são algumas medidas que evitam também o desperdício de água e sabão.


http://claudiaymarques.wordpress.com

- Em época de pouco sol e calor, pra quem não tem secadora em casa, o vento vai ser de grande ajuda, e aí é preciso muita paciência para esperar que as roupas sequem totalmente. Evitar sobrecarregar o varal de roupas e tentar manter um afastamento de uma vara entre as roupas ou toalhas, para que o vento faça sua parte.
- Não acumular as roupas para lavar. Tentar fazer um tipo de rodízio em casa. Se a casa tem três quartos, a cada dois dias uma roupa de cama é trocada, assim não acumula tanto lençol e também não sobrecarrega a máquina de lavar. Como na época mais fria suamos menos, o interessante é aumentar o tempo de troca dos lençóis de uma semana para até uma semana e meia. 

- Separar as roupas na hora da secagem (em varal). As roupas íntimas tem um tempo de secagem diferente das demais pois são menores e geralmente de materiais leves. Prefira o varal específico para elas, aqueles redondinhos com vários prendedores. As toalhas juntas em um varal único e as roupas em outro. As toalhas demoram para secar e vão dificultar a secagem das roupas se estiverem no mesmo varal. 
- Roupas de malha fria e tecidos que não amassam podem secar diretamente nos cabides.

- E jamais, jamais colocar as roupas para secar atrás da geladeira. Não coloquem em risco sua casa e as pessoas com quem você mora! Prefira deixar a roupa pendurada em um cabide de frente para um ventilador durante a noite. Numa emergência funciona muito bem!


O post ficou grandinho, mas é por uma boa causa!!

Beijos,

P.


Fontes: Acabe com a bagunça - Cynthia Ewer; 
              Guia de organização - Casa e jardim; 
              Casa limpa e arrumada - Donna Smallin

23/08/2011

Organizando os presentes recebidos para recém-casados!

Aqui está o passo-a-passo da lista de presentes recebidos de uma noiva organizada!

1º passo: levantamento de todos os presentes recebidos: descrição da peça, código do produto e loja onde foi comprado.
2º passo: fotografar todas as peças fora das caixas
3º passo: listar as peças e numerar cada foto. Eu prefiro ordenar de acordo com o uso para facilitar para a noiva na hora de buscar uma peça: fruteiras, rechaud, boleiras e etc.
4º passo: impressão das fotos em tamanho maior com seus respectivos números. 
5º passo: colagem nas caixas originais de cada presente.
E por fim, a lista impressa e a plastificação das fotos nas caixas para maior durabilidade.

Vai ficar bem fácil localizar cada ítem na hora de preparar uma festa por exemplo!
Neste caso não foi preciso colocar na lista o nome das pessoas que presentearam os noivos ao lado de cada presente, pois as lojas onde eles foram comprados já fizeram isso.
As demais peças que foram retiradas das caixas para uso diário foram fotografadas e colocadas na lista dos presentes.

O bom de guardar os presentes que não são usados com frequencia em suas caixas, é a garantia de boa conservação e durabilidade do produto. Claro que mantendo a limpeza adequada, principalmente para as peças em inox, prata e os cristais.

Beijos,

P.

15/08/2011

Como organizar mala masculina!


Pois bem, eis que meu marido viajou para os "States" e eu tive que fazer sua mala! E lógico, aproveitei para fotografar o passo-a-passo para o blog. 
Organizar uma mala, para qualquer que seja a viagem, sempre surgem questionamentos:
O que levar? Como dobrar? O que colocar primeiro?
Bem, eu sou do tipo de pessoa que assimila vários tipos de aprendizados, junta o que de melhor existe em todos e monta um conceito só meu. Portanto, respeito quem faça diferente, e acho que uma arrumação pode variar de uma mala para outra, pois isso depende do tipo de tecido das roupas que serão levadas, do clima do local, do tipo de viagem (negócios, passeio), etc.

No caso dele, foi uma viagem de estudos para a Universidade da Califórnia em Irvine. No programa do curso a recomendação foi para que levassem roupas leves para o dia e agasalhos para a noite caso a temperatura caísse. Um terno e camisas sociais também foram necessários já que eles teriam visitas às empresas e uma formatura no final do curso.

Ele passou quinze dias no alojamento da universidade e as roupas que ele levou foram suficientes! Utilizamos a maior mala que temos. E pelo que vi nas fotos ele não estava amarrotado em nenhuma delas, hahaha!
Pra quem quiser ver como foi a viagem, clica AQUI pra ver a aventura dele em Irvine (no blog, ele criou duas abas Irvine I e II)

Vamos ver a organização!

               Foi a primeira vez que usei as calças assim e achei que funcionou. Por cima do casaco ainda foram duas malhas mais quentinhas.
Pijamas em rolinhos, cuecas, conjuntos para corrida, camisetas e sapato social. Depois, as camisas pólos.
Aqui temos as gravatas, as camisas sociais, as meias, o par de tênis, e a necessaire. Para "segurar" tudo, cobri com as pernas das calças que estavam pra fora da mala.
E por fim, coloquei o terno, para não machucar muito. Mala fechada e pronta pra viagem!
Tá, agora vocês vão me perguntar como ele conseguiu fechar a mala sozinho na volta, né?! Ele não conseguiu! Comprou outra mala pra trazer as "encomendas" e presentes e a roupa suja (bagunça geral!) que não couberam em uma mala só, hahahaha!!!

E aí, vocês fariam diferente? 

Beijos,

P.

02/08/2011

Vamos arrumar a sala?

Pois é! Nem sempre organizar a sala significa ter que abrir armários. Neste caso aqui, a organização foi do espaço desta sala que estava atravancada, sem circulação.

ANTES

A circulação era feita toda na lateral direita deixando o sofá, as poltronas e a mesa de jantar muito recuadas.


 O que deixava a moradora mais incomodada era de não ter espaço para receber a família.
Dar um jantar então era complicado.



O que foi feito: 
A parede atrás do sofá deixou de ser goiaba e ganhou cor mais neutra ampliando mais a sala.
Alguns móveis foram remanejados para outros ambientes como o aquário e um aparador com vidro.
A mesa de jantar foi reposicionada e encostada num aparador menor alinhado com o novo espelho.
As poltronas foram pra frente do sofá proporcionando um local para estar e conversas.
Almofadas, vasos, decorados pela moradora deram cara nova!
Ah! Ela aproveitou o ritmo de mudança e trocou as portas da casa também.

DEPOIS

Olha como os quadros ganharam destaque. Juntos, seguindo um tema em comum, os quadros ficaram em harmonia! 


Poucas mudanças, mas que fazem toda diferença!!



Imagine se ela gostou?!!!
E vocês, gostaram?!

Beijos,
P.

29/07/2011

Sampa: Reunião e Diversão!!!

Fui para São Paulo para uma reunião na OZ! com algumas profissionais de organização. A reunião foi ótima, mas o melhor de tudo foi rever as minhas companheiras de viagem!

chegando em SP
reunião

matando a saudade!!!
Meninas, foi muito bom rever vocês e poder bater papo e trocar figurinhas da profissão!! Venham para Maceió logo!!!

E no tempo livre, eu, minha filha e minha mãe aproveitamos o pouco tempo que tínhamos! 
Ficamos só o pó de tanto andar, hahaha, mas foi muito bacana! 

Fomos pela manhã bater perna na 25 e seguindo a dica da querida Sandra (de rosa na foto acima!), fomos lanchar  numa loja com direito à vista da 25 de Março, muito boa a comida por sinal!
Rua 25 de Março
De lá fomos para o Zoo, bater mais perna ainda...mas valeu a pena ver a carinha da Bia de satisfação, não é mãe?! Muito lindo o Zoo de São Paulo.






olha a dupla passeando!
Eu adoro viajar! 

Beijos,

P.

28/07/2011

Limpeza no fogão e Matéria para Tv!

Semana passada fui convidada pelo programa Feito pra Você da Tv Pajuçara, a Record daqui de Maceió, para falar algumas dicas sobre organização dos armários de cozinha. A gravação foi feita na casa da minha cunhada que nos cedeu gentilmente o espaço!


mostrando como guardar os objetos
a equipe do Feito pra Você

Obrigada à equipe do programa pela oportunidade, e à minha cunhada pelas fotos!

Falando em cunhada, ela estava fazendo a limpeza dos queimadores do fogão para deixar tudo um brinco para a gravação, e eu aproveitei para fotografar o passo-a-passo. Ela colocou numa panela com água umas duas colheres de vinagre, mergulhou as peças do fogão que estavam com gordura e deixou ferver.


Depois de ferver por alguns minutos, desligou o fogo e foi pegando peça por peça e fazendo a limpeza com esponja de aço e detergente.

lembrem-se de proteger as mãos pois as peças estão muito quentes!
Nem precisa muito esforço, porque vai saindo tudo rapidinho, viu!


E depois, fogão limpinho, brilhando como novo, haha! E o melhor, sem o uso de produtos químicos.
É o poder do vinagre!

Beijos,
P.

17/07/2011

Guarda-roupa feminino

Organização de um guarda-roupa feminino novinho em folha!

Após a mudança para a casa nova, toda a roupa estava no quarto ao lado que será o quarto de hóspedes. Depois do guarda-roupa ser instalado, é que a organização foi feita. Algumas roupas, os sapatos e as bolsas já estavam no guarda-roupa novo quando eu cheguei.

Muitas roupas pra guardar e uma cliente perdida sem saber por onde começar!!
Os sapatos estavam virados e as bolsas sem espaço suficiente.
Mais espaço para as bolsas maiores e para mais sapatos!
No armário em frente ficaram as bolsas menores para festa.

Os cabides eram na cor preta e mudamos para acrílico. 
Tudo no lugar!
E uma cliente satisfeita!

Espero que tenham gostado,

Beijos,

P.