Sabe quando a gente encontra os potes de plástico deste jeito: uma crosta de gordura seca no fundo ou na lateral do depósito. Isso acontece porque a remoção de gordura dos alimentos é mais difícil no plástico, ainda mais quando a comida é guardada quente, ou é aquecida no microondas diretamente nestes recipientes.
Sempre achei que eles não eram a melhor maneira de guardar ou de aquecer a comida por ficarem com cheiro e resíduos de alimentos.
Estudando para a formação de Personal sempre ouvi das palestrantes que o ideal para guardar comida na geladeira e aquecer comida no microondas era em potes de vidro. Mas eu não encontrava em canto nenhum potes com tampa em tamanhos pequenos, só os grandes tipo travessas e voltava a comprar os plásticos. Será que sou tão desligada assim que nunca vi aqui em Maceió os danados dos potes de vidro pequenos?
Mas agora parece que a Marinex e a Duralex estão lançando tijelas em vidro com tampas de plástico em tamanhos exatamente de que a gente precisa: para aquele restinho de comida, frutas, frios etc. A gordura não fica impregnada após ser levado ao microondas e pra guardar de novo é só tampar. Prático e muito higiênico.
E as jarras que usamos pra servir suco. As de vidro não ficam com o "grude" do suco de mangaba por exemplo. Eu já tive várias jarras lindas de plástico manchadas de suco.
Fica a dica: depósitos de plástico agora só para alimentos fora da geladeira e do microondas, como biscoitos, bolachas, doces, cereais. Eu vou começar aqui em casa.
Beijos,
P.